A VISÃO DAS ABELHAS!

As abelhas possuem dois grandes olhos localizados na parte lateral da cabeça, os olhos compostos que são, na verdade, um conjunto de pequenos olhos chamados omatídeos. Na extremidade de cada omatídeo está a córnea, e logo abaixo o cone cristalino, que atuam como lentes para focalizar os raios luminosos para o rabdoma (elemento fotossensível). As obreiras possuem cerca de 6.300 omatídeos nos dois olhos, a rainha apenas 3.900 e os zangãos 13.000. Possuem função de percepção de luz, cores e movimentos. As abelhas não conseguem perceber a cor vermelha, mas podem perceber ultravioleta, azul-violeta, azul, verde, amarelo e laranja. Os olhos compostos, de superfície hexagonal, permitem uma visão panorâmica dos objetos afastados, aumentando-os 60 vezes.

Os olhos simples ou ocelos são estruturas menores, em número de três, localizadas na região frontal da cabeça formando um triângulo. Não formam imagens. Têm como função detectar a intensidade luminosa.
As abelhas orientam-se, sobretudo, de três maneiras: pelos acidentes do terreno; pelo Sol e pelo céu (luz polarizada).
A abelha decora o caminho da colméia às fontes de alimento, tomando por referência troncos de árvores, postes, estradas, morros...
O mais importante para a orientação das abelhas é a posição do Sol quando está visível. Através da conhecida dança que fazem na colméia, comunicam a outras abelhas a posição do alimento através do ângulo que terão de fazer com o Sol para chegarem a esse local.
Os omatídeos começam por ter uma secção hexagonal, que se torna octogonal na zona do nervo óptico. Von Frisch descobriu que é nas partes octogonais que as abelhas são sensíveis à luz polarizada.
Dessa forma, as abelhas não vêm o céu “limpo” como os humanos o vêm, mas sim manchado, com tantas manchas octogonais quantos os omatídeos dos seus olhos. É assim formada uma espécie de “grelha” no céu, cada zona com uma configuração diferente, onde a abelha consegue determinar com precisão a posição do Sol, mesmo que o céu esteja muito nublado.

Experiência de Frisch e Lindauer:
Foi colocado um alimentador com xarope açucarado a uma determinada distância de colméias teste. As abelhas foram habituadas a esse alimentador, de manhã até as 10 horas, fazendo um ângulo que varia entre os 130º e os 100º à direita do Sol.

As abelhas foram depois fechadas às 10 horas, quando aquele ângulo era de 116º. Todo o equipamento foi levado de seguida para um local afastado 10 km e montado como estava, com o alimentador à mesma distância e ângulo das colméias.


Às 17 horas, quando o Sol estiver entre os 30º e os 45º à esquerda do alimentador. Se libertarem as abelhas, elas irão diretamente para o alimentador, agora apenas orientadas pelo Sol, pois o terreno é diferente. Se as abelhas “desconhecessem” o movimento do Sol iriam ter ao local assinalado com um (?), ou seja, a um ângulo de 116º do Sol como tinham feito na parte da manhã.

Através desses pequenos receptores, os omatídeos, as abelhas conseguem distinguir até 300 flashes de luz por segundo. Enquanto nós, seres humanos, distinguimos aproximadamente 30 por segundo! Isto faz com que elas, mesmo voando rapidamente, consigam distinguir cores e formas, como flores, árvores e pessoas.
Da próxima vez que uma abelha passar voando perto de você, lembre-se de que ela foi inteirinha projetada para fazer coisas e achar coisas que as nossas máquinas e computadores mais sofisticados não conseguem fazer tão perfeitamente.

No vídeo abaixo você poderá assistir a uma experiência feita por Fabiano Guedes que mostra a forma hexagonal dos omatídeos das abelhas!


Para maiores detalhes sobre o funcionamento de um olho composto e suas estruturas acesse: www.ebah.com.br/olho-composto-doc-a29089.html

8 comentários:

Unknown disse...

este saite e uma merda

Unknown disse...

filhos da puta e o que voçes sao

Zé Pedro disse...

Achei bastante interessante a matéria sobre a visão das abelhas. Não deixem comentários de ódio desmotivar vocês.

Unknown disse...

Interresanticimo

Anônimo disse...

Vc que não entendeu, então cala a boca! Eles tiveram mais trabalho do que vc pra pensar nesse "comentário"

Anônimo disse...

Sabe nem escrever site kkkkkkk

Unknown disse...

Muito bom.

Claudiomar disse...

E tudo isso acontece aos milhões pelo mundo inteiro... . E ainda temos que buscam vida fora do planeta:)... . Daí surgiram os óculos de abelha... . Com muitos furos eles permitem o uso de apenas pequenas partes do olho com que elimina a maior parte dos defeitos oculares... . Poucos perceberam esse mecanismo. As abelhas já sabiam disso há muito tempo:D...

Postar um comentário