Sexto sentido animal!

Como se não bastasse um grande predador ter os cinco sentidos normais: visão, tato, olfato, paladar e audição; os TUBARÕES têm um sentido adicional: Ampolas de Lorenzini, adicionando mais poder ao grande predador marinho e possibilitando ele conseguir fácilmente todas as presas que quizer, mesmo sendo rápidas ou grandes!

As Ampolas de Lorenzini, utilizadas na comunicação, defesa e caça
contém electrorreceptores capazes de detectar as correntes elétricas mínimas, produzidas por músculos de outros organismos escondidos na areia ou corais.
Detectam estímulos elétricos produzidos por diferenças de potenciais menores que um milhonésimo de volt a mais de 10 metros de distância na água, através de pequenos poros situados na região ventral da cabeça (visualizados na foto á esquerda). Internamente, a cada poro existe um tubo com uma substância gelatinosa que liga a uma câmara eletro-receptora.


Essa substância amplifica os estímulos elétricos vindos da água, que são conduzidos com mais eficiência para o sistema nervoso central dos tubarões. Com isso, os tubarões conseguem sentir as mínimas cargas elétricas produzidas pelos animais(coração, respiração, etc) mesmo se entocados em fendas, emaranhados em algas ou enterrados no sedimento.
Além disso, as Ampolas de Lorenzini são ótimas auxiliadoras no final do ataque dos tubarões, pois fazem com que eles “mirem” na presa no ponto certo!
Raias e cações também possuem as Ampolas!
Como se não bastasse esse incrível aplicativo nesses animais, também possuem a Linha Lateral, encontrada em várias classes de peixes, que captam as vibrações transmitidas pela água, aumentando a sensibilidade com o meio aquático!

As Ampolas também são muito importantes para a comunicação, atravéz de sinais espécie-específicos: Sexo, tamanho, maturação, localização, distância, corte, alertas… E também na navegação do animal, aonde obstáculos na água causam distorções no seu campo elétrico, auxiliando-o a nadar rapidamente no escuro ou em locais com muitos obstáculos com facilidade sem se machucar.


Veja um vídeo sobre o funcionamento das Ampolas de Lorenzini!

0 comentários:

Postar um comentário