Visão de calor

Você já parou para pensar em quais são os artifícios utilizados por uma serpente para encontrar sua presa além do olfato?

A maioria das serpentes possuí a visão debilitada e o olfato aguçado, porém algumas delas (as peçonhentas, por exemplo) possuem um recurso a mais em seu arsenal estratégico de aproximação da presa. É preciso saber a direção e a que distância exata esta se encontra, medindo precisamente seus movimentos para que o bote não seja em vão.

Em muitos ofídios venenosos há uma depressão de cada lado da cabeça, entre a narina e os olhos, a fosseta loreal ou lacrimal.

Estas aberturas, direcionadas para o focinho do animal, possuem uma membrana ricamente enervada com terminações nervosas capazes de perceber variações de calor de até 0,5 graus Celsius num raio de 5 metros de distância. A fosseta loreal é um órgão termorreceptor de grande importância para estes animais.

Todos os animais de “sangue quente” (aves e mamíferos no geral, chamados homeotérmicos) emitem raios de calor infravermelho que atingem essa membrana e, por meio de sinapses formam uma “imagem térmica” altamente precisa fornecendo o tamanho do animal (através das concentrações dos raios infravermelhos), a distância (através da variação de temperatura) e os movimentos (pelo deslocamento da imagem formada).

Estas cobras, popularmente conhecidas como “cobras de quatro ventas”, utilizam-se deste artifício para defesa e procura por alimentos.

Todas as serpentes peçonhentas do Brasil – jararaca (Bothrops), cascavel (Crotalus), surucucu (Lachesis) – que possuem fosseta loreal são peçonhentas, com exceção da coral (Micrurus) que é peçonhenta, mas não apresenta tal órgão.

Veja um vídeo retirado de um especial do Discovery Chanel sobre serpentes!

0 comentários:

Postar um comentário