Bem vindo ao Biofisicando!!

Este blog é formado por quatro alunos do terceiro período do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais: Ana Carolina M. de S. Lima, Guilherme Pinheiro, Isabelle Cerceau Brandão e Luciana Gonçalves Lamas.

Trataremos aqui de variados assuntos abordados na disciplina de Biofísica oferecidos na graduação de estudantes da área biológica e da saúde, enfatizando o primeiro. Por mais incrível que possa parecer, a física está em tudo, basta olhar com melhores olhos. Segundo Corso, 2009 temas como efeito estufa, dinâmica da camada de ozônio, rendimento energético entre níveis tróficos na cadeia alimentar (leis alométricas), poluição sonora, biologia molecular, dinâmica de populações, entre outros, como aspectos elétricos, magnéticos, gravitacionais e ainda nucleares, fazem parte do arsenal da biofísica em nosso curso.

Existe uma resistência muito grande quando se trata de física, ou seja, números e fórmulas no geral. Pretendemos derrubar esta barreira há muito imposta na cabeça daqueles que querem cursar ou que cursam biologia e mostrar que a física é uma ciência universal que tem muito a nos acrescentar em vários aspectos da vida.

Sintam-se a vontade para postar comentários e dúvidas!



Referências:

CORSO, Gilberto. Os conteúdos das disciplinas de biofísica e a física. Revista Brasileira do Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 2703, 2009. Disponibilidade e acesso: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v31n2/18.pdf>. Data de acesso: 10 de fevereiro de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário